Como uma estratégia omnichannel beneficia a imobiliária?

Você já se perguntou como oferecer uma experiência de compra mais completa, fluida e livre de barreiras para o seu cliente, integrando os meios on-line e off-line? A resposta pode estar na estratégia omnichannel.

Antes de mais nada, é essencial compreender que a estratégia omnichannel vai além de modelos amplamente conhecidos no mercado, como o multichannel e o crosschannel. Embora esses conceitos estejam relacionados à experiência do usuário e à integração dos canais de comunicação de uma empresa, eles possuem diferenças importantes que muitas vezes geram confusão e nos levam à falsa impressão de que se tratam da mesma abordagem.

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia caracterizada pelo uso conjunto de diferentes canais de comunicação. A ação tem como objetivo aproximar o online e o off-line e, com isso, aprimorar a experiência do cliente. 

“Omni”, em Latim, traz o sentido de tudo. Já o termo “channel” tem origem inglesa e, traduzido para o português, é o mesmo que canal. Dessa forma, intuitivamente associamos que omnichannel trata-se de algo como todos os canais – o que não está errado, mas também não é suficiente para compreender todo impacto dessa estratégia no seu negócio. 

Multichannel

Multichannel (ou multicanal) marca o início da ascensão do mercado de e commerces – comércio eletrônico. Empresas que oferecem atendimento por diversos canais, como lojas física, loja online e telemarketing, mas cujos canais não estão necessariamente interligados praticam o Multichannel. 

Um jeito simples de identificar essa ação é perceber que há certa “competição” entre os próprios canais. É possível encontrar anúncios de ofertas distintas entre loja física e telemarketing, por exemplo.

Crosschannel

Esta é a forma mais usada na maioria dos e commerces hoje em dia. Em busca de uma melhor logística e tendo a satisfação do cliente como objetivo, as empresas conectam os canais de vendas, sem que haja competição entre eles. O mesmo preço, as mesmas condições adotadas em todos os canais. O que isso implica? O cliente pode efetuar a compra online e retirar o produto na loja física. Os canais se complementam.

Omnichannel

Podemos considerar o Omnichannel como uma evolução do Crosschannel, pois todos os canais funcionam simultaneamente, mas com uma grande diferença: o foco é inteiramente voltado à experiência de compra do cliente

Omnichannel refere-se a todos os canais de comunicação da empresa conectados. 

Com essa estratégia é possível que o cliente comece o contato com a sua imobiliária pelo WhatsApp, receba um e-mail com uma proposta, acesse o site e, pelo chat, confirme o interesse em agendar uma visita junto ao agente de imóveis.

Essa situação é considerada uma experiência omnichannel se os canais estiverem interligados, possibilitando que seus colaboradores acompanhem as etapas e o histórico de atendimento. 

O grande diferencial dessa estratégia é a ausência de interrupção nos serviços. O cliente não precisa explicar suas necessidades e dúvidas para mais de um agente ao longo do atendimento.

Quais os principais benefícios em empregar a estratégia Omnichannel na sua imobiliária?

Agora que você já sabe em que consiste a estratégia e já viu exemplos de como é aplicada, podemos destacar como pode ser útil e rentável para sua imobiliária usá-la.

Transformar o consumo em uma experiência agradável e cada vez mais prática é a tendência do mercado. Acompanhar as mudanças pode ser desafiador,  mas também é extremamente benéfico. 

Relativamente recente, o omnichannel pode ser o diferencial da sua imobiliária e, com isso, contribuir para:

Retenção e fidelização de clientes

Vivemos uma era de “Customer centric culture”, ou seja, uma cultura centrada no cliente. Há anos esse tem sido o princípio orientador e global para os negócios – independente do setor – e no caso das imobiliárias não é diferente. Chegou ao fim a época em que pregar “o cliente está sempre certo” bastava. Cuidar para que a jornada do cliente com a empresa não só seja de qualidade, mas positivamente marcante deixa de ser novidade e passa a ser necessário para fidelizá-lo e evitar que ele busque por uma experiência melhor com a concorrência. 

Conhecer toda a jornada que o cliente percorre na sua empresa, desde o primeiro contato ao pós-venda, permite que sua imobiliária se antecipe às necessidades e impacta, diretamente, as chances em reter e fidelizar essas pessoas. Até porque, no meio imobiliário, a estratégia omnichannel é usada, dentre outros objetivos, para evitar burocracias, demoras que podem levar ao desinteresse na aquisição ou aluguel de imóveis. 

Diminuição do tempo de resposta e melhor aproveitamento da equipe

Agilidade é algo importantíssimo quando falamos de atendimento online. Esse é um dos fatores que mais interfere no nível de satisfação de um cliente ao avaliar seu atendimento. Com o auxílio da tecnologia omnichannel, reduzir o tempo gasto durante as interações e ampliar a qualidade da prestação de serviço dos seus agentes é possível graças à centralização do registro de informações. Sua equipe pode retomar o contato com o cliente sem a necessidade de interrupções por falha ou ruído na comunicação entre diferentes agentes. 

Como aplicar a tática para capturar mais leads?

Você compreendeu que omnichannel não se trata apenas da oferta de diferentes canais de atendimento. É preciso que estejam conectados, que haja o compartilhamento de informações, que operem de forma integrada. 

Para que sua imobiliária desfrute dos benefícios que vimos ao longo desse texto, plataformas projetadas especialmente para isso precisam ser adotadas. São sistemas capazes de interligar canais como chat online nas redes sociais da imobiliária, e-mail, telefone etc. Há no mercado diversas soluções para empregar a estratégia omnichannel, inclusive com versões gratuitas. Vale a pena experimentar o impacto na experiência dos seus clientes em potencial e colher os resultados. 

Conclusão:

Na Terreno Livre, acreditamos que a experiência do cliente vai além do simples atendimento. Nossa plataforma oferece um ambiente seguro e criptografado, onde você pode compartilhar informações sobre terrenos de forma profissional e prática, com links de acesso protegidos por token de segurança.

Além disso, ao integrar sua imobiliária ao nosso sistema, você amplia suas oportunidades de negócio, conectando-se a empresas de todo o Brasil, além do seu círculo de parceiros locais. Nossa Big Data possibilita uma análise estratégica aprofundada, ajudando você a captar novas áreas, aumentar sua carteira e potencializar suas vendas.

Com a Terreno Livre, sua imobiliária se alinha à evolução digital, garantindo uma experiência omnichannel fluida, sem barreiras, e que coloca você à frente no mercado. Transforme a jornada do cliente e impulsione seus negócios de maneira mais ágil e eficiente.

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Categorias: Mercado imobiliário
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